

Após uma década no mundo das marcas, há um facto que ficou bem claro para mim: a maioria das empresas ligadas ao mundo da indústria tendem a negligenciar a comunicação da sua marca. Este comportamento deve-se essencialmente ao facto de as mesmas acharem que é um investimento supérfluo, quem nunca ouviu um empresário dizer: “Não tenho grande necessidade de investir na comunicação. Felizmente trabalho não me falta!”
Passo a explicar o porquê deste tipo de atitude e o porquê de a mesma poder vir a ser um problema.
Todos certamente já ouvimos falar nos termos B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer).
No caso do “B2C” como o público alvo é o consumidor final, este tende a comprar por impulso. Isto faz com que as marcas sintam a necessidade de estar constantemente a investir em publicidade.
Já no “B2B” é preciso criar uma relação diferente com o consumidor, ninguém compra uma instalação eléctrica por impulso. Esta relação constrói-se com o tempo e naturalmente todas as interações pessoais têm resultados mais rápidos e eficazes. No entanto estes resultados, à medida que as empresas vão crescendo e que o mercado se vai alterando, podem deixar de ser suficientes. É exatamente aqui que está o possível problema. Muitas empresas vivem essencialmente desta relação pessoal que têm com a sua rede de contactos e esquecem-se que existe um número substancial de novas leads que procuram novas referências no mercado.
Reforçando a ideia que na indústria ninguém compra por impulso, esta procura por novas soluções é feita não só através de referências da própria rede de contactos (e faça figas para que o seu esteja lá) mas também por marcas que permanecem na mente (que são as que investem na comunicação) ou através de uma pesquisa na internet (onde as marcas que investem aparecem em primeiro).
Resumindo: existem empresas que não veem o investimento na comunicação uma necessidade, até ao dia em que passa a ser. Podendo ainda vir a ter mais custos, ou fracos resultados consoante o investimento, por não ser uma estratégia que foi delineada ao longo do tempo. Aqui ainda há um longo caminho a percorrer.
Dando naturalmente o exemplo da Electrorep, esta é uma empresa que tem tido um cuidado acrescido com a marca na sua estratégia de comunicação, conseguindo elevar o seu valor, a sua credibilidade e acima de tudo as suas vendas.
Alguns dados sobre a comunicação ElectroREP:
Seguidores
Seguidores
Seguidores
Benefícios de uma boa comunicação:
• Valorização da marca;
• Brand awareness (Manter a marca na mente do consumidor);
• Geração de novas leads;
• Diferenciação com a concorrência;
• Credibilidade.